4.1 Adaptabilidade da Irrigação por Aspersão

Os sistemas de irrigação por aspersão podem ser dos mais variados tipos, possuindo uma ampla gama de características e capacidades que os torna adequados para praticamente todas as culturas e todos os tipos de solo.

O maior cuidado que se deve ter é quando as irrigações são de alta intensidade, que podem levar a escoamento superficial indesejado. A escolha do aspersor deve ser muito criteriosa para não causar este tipo de problema.

Também poderão haver problemas se a irrigação for realizada em condições de alta temperatura e baixa umidade do ar, que podem levar a grandes perdas pela evaporação da água, ou quando for realizada em condições de alto velocidade do vento, que causa perda por deriva.

Além disso, o molhamento foliar pode causar problemas fitossanitários, como a proliferação de doenças. Os jatos de água que saem do aspersor podem causar danos aos frutos e queda das flores.

E por último, deve ser levado em consideração os custos da irrigação, tanto o investimento inicial no dimensionamento, aquisição e instalação dos equipamentos, quanto os gastos com energia para pressurização do sistema.