3.7 Reflectometria no domínio do tempo - TDR
Os equipamentos baseados na reflectometria no domínio do tempo constituem um dos mais modernos medidores de conteúdo da água no solo e se baseiam no tempo de retorno de um pulso eletromagnético para medição da constante dielétrica (Ka) do solo. Os equipamentos de TDR são constituídos por um emissor de ondas conectado a sondas de hastes metálicas que transmitem o pulso eletromagnético até o solo. O equipamento emite um pulso eletromagnético e o tempo de retorno é medido. A constante dielétrica é função do tempo de retorno do sinal. A constante dielétrica dos constituintes do solo é:
- Partículas minerais = 3 a 7
- Ar = 1
- Água = 80
Devido à grande diferença da constante dielétrica da água para os demais constituintes do solo, a constante dielétrica do solo é fortemente influenciada pelo seu conteúdo de água. De posse do Ka medido pela TDR, a umidade voluimétrica (\(\theta\)) é obtida por meio de equações características para cada solo, como por exemplo, a equação de Topp et al. (1980):
\[\begin{equation} \theta = -0,053 + 0,029 \cdot K_a - 5,5 \cdot 10^{-4} \cdot K_a^2 + 4,3 \cdot 10^{-6} \cdot K_a^3 \tag{3.7} \end{equation}\]
Recomenda-se que seja realizada uma calibração local a fim de obter com maior confiabilidade valores de umidade do solo para manejo da irrigação.