3.2 Manejo da irrigação baseada na evapotranspiração

Esse método de manejo pode ser utilizado definindo-se a irrigação real necessária máxima a ser aplicada em cada estádio de desenvolvimento da cultura, em virtude da cultura, do solo e do clima da região. Por meio do cálculo diário da ETc, verifica-se quando aquela lâmina for consumida pela planta, definindo o momento de aplicar uma nova irrigação.

A ocorrência do processo de evapotranspiração, além de depender dos elementos climáticos, também é dependente dos fatores fisiológicos das plantas. Como a evaporação do solo e a transpiração das plantas ocorrem simultaneamente na natureza, em áreas vegetadas é comum considerar-se a evapotranspiração de forma única.

A evapotranspiração varia de cultura para cultura como também nos diferentes estádios de desenvolvimento delas. Isto é atribuído, em parte, à arquitetura foliar (ângulo da folha, altura e densidade), em parte às características das folhas (números dos estômatos e período de abertura), além da duração do ciclo e época de plantio.

Doorenbos e Pruitt (1977), na publicação conhecida como boletim FAO-24, propuseram uma metodologia para determinar a evapotranspiração das diferentes culturas por meio de duas etapas: primeiramente, a estimativa da evapotranspiração da cultura de referência (ET0) e, segundo, a eleição de um coeficiente de cultura (Kc), tabelado, e distinto para cada cultura e para cada estádio de desenvolvimento. O produto de ET0 pelo Kc selecionado, estima a evapotranspiração da cultura de interesse. O conceito de Doorenbos e Pruitt (1977) tornou-se o mais aceito mundialmente e, praticamente, todos os projetos passaram a utilizar essa metodologia para estimar a evapotranspiração de uma cultura.

\[\begin{equation} ETP_c = ET_0 \cdot K_c \tag{3.1} \end{equation}\]

  • ETPc - Evapotranspiração potencial da cultura: é a evapotranspiração que ocorre em uma cultura em que o solo não apresenta restrição de umidade e, portanto, não há restrição para a taxa de evapotranspiração.
  • ET0 - Evapotranspiração da cultura de referência
  • Kc - coeficiente de cultura

Por definição, ETc é a evapotranspiração de determinada cultura sob condições normais de cultivo, isto é, sem a obrigatoriedade do conteúdo de água no solo permanecer sempre próximo a capacidade de campo. Sendo assim, ETc será menor ou no máximo igual a ETPc (ETc ≤ ETPc).

A relação entre ETc e ETPc é dada por um coeficiente que depende da umidade do solo (Ks):

\[\begin{equation} K_s = \frac{AD-DEP_{ini}}{(1-f) \cdot AD} \tag{3.2} \end{equation}\]

em que:

  • Ks – coeficiente de umidade do solo, adimensional
  • AD – água disponível no solo, mmm
  • DEPini – depleção da água no solo no início do dia, mm
  • f - fator de disponibilidade da água no solo, adimensional

\[\begin{equation} ET_c = ETP_c \cdot K_s \tag{3.3} \end{equation}\]